A postura do líder - linguagem corporal
A postura do líder - linguagem corporal
Por Weber Masson Rodrigues, 15 de junho de 2023

No texto de hoje irei explanar alguns pontos importantes, para quem quer passar confiança, para atrair, impactar, sendo um líder ou não.

As pessoas levam 7 segundos para formar uma impressão sobre nós, aquele ditado "a primeira impressão é a que fica", deve ser levado muito em conta. Então, além da nossa imagem visual, a linguagem não verbal é a que tem mais peso em nossa comunicação e não pode ser negligenciado.

Um líder precisa passar confiança, transmitir segurança, engajar assuntos e pessoas, motivar e, como confiar e seguir alguém que passa uma imagem de fraqueza, falta de confiança, antipatia, que demonstra medo e insegurança? Não é possível.

O líder deve transmitir a positividade, confiança em todas as suas ações, nas reuniões, negociações, treinamentos, então a linguagem corporal e a voz trabalhando em união para formar um líder.

Veja algumas dicas:

- Use o espaço a seu favor. Saiba usar o espaço, utilizar posturas mais abertas demonstra confiança, pois cada gesto, cada expressão, tem um significado para o nosso cérebro. Uma postura eréta, mostrar as mãos e os ante braços, demonstram abertura, disposição e confiança. Na forma de caminhar, caminhe com passos largos e firmes, vai ficar parado(a) na frente de um grupo de pessoas, deixe as pernas paralelas e os braços em torno do tronco, sem cruzá-los, nem adotando postura com os braços como se estivesse escondendo algo.

- Tenha contato visual. O contato visual demonstra interesse, manter os olhos atentos ao que a pessoa está falando, passa a mensagem de que "estou aqui para te ouvir", tenho interesse no que tem para me falar. Existirá uma conexão com a pessoa, então você terá o domínio sobre a situação.

- Saiba sorrir. O sorriso tem um poder enorme durante a comunicação, ela traz leveza ao assunto e otimismo, porém deve ser levado em consideração o contexto do assunto. Para assuntos sérios ou negativos, se ficar sorrindo durante assuntos sem sentido para sorrir, vai acabar passando uma imagem de "maluco(a)" ou de inseguro(a).

- Gesticule enquanto fala, para pontuar sua fala, marcar e acentuar informações importantes, para que fique claro sua fala e envolva mais o seu interlocutor.

- Evite gestos e ações que podem afetar negativamente sua comunicação. Gestos incômodos, como exemplo ficar batendo os dedos na mesa enquanto escuta, coçar o rosto, o queixo, ficar mexendo no cabelo, chacoalhando as pernas, demonstrando ansiedade e insegurança, quebrando a confiança e para conquistar novamente, é difícil.

Estas dicas podem ser praticadas por pessoas que exercem liderança, mas também por qualquer pessoa que queira melhorar a sua comunicação não verbal, a sua linguagem corporal.

Treine estas dicas, pois vai te ajudar durante a sua trajetória.

Até a próxima.

Sucesso.

Weber Masson.