A postura do líder - linguagem corporal
No texto de hoje irei explanar alguns pontos importantes, para quem quer passar confiança, para atrair, impactar, sendo um líder ou não.
As pessoas levam 7 segundos para formar uma impressão sobre nós, aquele ditado "a primeira impressão é a que fica", deve ser levado muito em conta. Então, além da nossa imagem visual, a linguagem não verbal é a que tem mais peso em nossa comunicação e não pode ser negligenciado.
Um líder precisa passar confiança, transmitir segurança, engajar assuntos e pessoas, motivar e, como confiar e seguir alguém que passa uma imagem de fraqueza, falta de confiança, antipatia, que demonstra medo e insegurança? Não é possível.
O líder deve transmitir a positividade, confiança em todas as suas ações, nas reuniões, negociações, treinamentos, então a linguagem corporal e a voz trabalhando em união para formar um líder.
Veja algumas dicas:
- Use o espaço a seu favor. Saiba usar o espaço, utilizar posturas mais abertas demonstra confiança, pois cada gesto, cada expressão, tem um significado para o nosso cérebro. Uma postura eréta, mostrar as mãos e os ante braços, demonstram abertura, disposição e confiança. Na forma de caminhar, caminhe com passos largos e firmes, vai ficar parado(a) na frente de um grupo de pessoas, deixe as pernas paralelas e os braços em torno do tronco, sem cruzá-los, nem adotando postura com os braços como se estivesse escondendo algo.
- Tenha contato visual. O contato visual demonstra interesse, manter os olhos atentos ao que a pessoa está falando, passa a mensagem de que "estou aqui para te ouvir", tenho interesse no que tem para me falar. Existirá uma conexão com a pessoa, então você terá o domínio sobre a situação.
- Saiba sorrir. O sorriso tem um poder enorme durante a comunicação, ela traz leveza ao assunto e otimismo, porém deve ser levado em consideração o contexto do assunto. Para assuntos sérios ou negativos, se ficar sorrindo durante assuntos sem sentido para sorrir, vai acabar passando uma imagem de "maluco(a)" ou de inseguro(a).
- Gesticule enquanto fala, para pontuar sua fala, marcar e acentuar informações importantes, para que fique claro sua fala e envolva mais o seu interlocutor.
- Evite gestos e ações que podem afetar negativamente sua comunicação. Gestos incômodos, como exemplo ficar batendo os dedos na mesa enquanto escuta, coçar o rosto, o queixo, ficar mexendo no cabelo, chacoalhando as pernas, demonstrando ansiedade e insegurança, quebrando a confiança e para conquistar novamente, é difícil.
Estas dicas podem ser praticadas por pessoas que exercem liderança, mas também por qualquer pessoa que queira melhorar a sua comunicação não verbal, a sua linguagem corporal.
Treine estas dicas, pois vai te ajudar durante a sua trajetória.
Até a próxima.
Sucesso.
Weber Masson.